top of page

Dia internacional da mulher

Olá pessoas. Estou de volta depois de um hiato muito maior que os meus últimos, mas pretendo arrumar tudo rapidinho. Então, voltando ao nosso assunto. Hoje é um dia muito especial e por isso revolvi voltar agora.

Hoje comemoramos o dia internacional da mulher vibrando por todas as conquistas que vencemos até agora, mas isso não era bem assim. Antigamente as mulheres estavam na mesma lista de importância de uma criança, quando se trata de opinião. Muita coisa mudou de vários anos para a realidade que vivemos na atualmente. Vou contar um pouco para vocês de como foi que o dia 8 de março ficou gravado na história como sendo tão marcante para as mulheres.

Como todos sabemos, as mulheres, quando começou a era industrial e a maioria delas perderam seus maridos nas guerras, muitas vagas de emprego na cidade apareceram. Mas como as únicas pessoas disponíveis trabalhos eram mulheres, seus empregadores abusavam e lhes davam uma carga horária de 16 horas semanais, seis dias por semana. Essas mulheres em sua maioria eram viúvas ou filhas de mães que não poderiam trabalhar em fábricas e trabalhos pesados.

Em 1909, 26 de fevereiro, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova York por condições melhores de trabalho. Esse foi o primeiro movimento feminista do mundo. Enquanto isso na Europa, as mulheres também estavam buscando seu espaço e respeito. Clara Zetklin, alemã que teve a ideia de organizar a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas. O que fez, foi basicamente organizar várias manifestações das mulheres pela igualdade de direitos. Isso aconteceria uma vez por ano. O primeiro dia oficial da mulher, seria no dia 19 de março.

Só que em 1917, aconteceu outra coisa mais significativa que foi no dia 8 de março. Várias mulheres, um grupo de operárias, para ser mais específica, saiu nas ruas para mostrar a sua indignação a respeito da fome e da Primeira Guerra Mundial. Isso deu pano para a manga para o movimento que deu origem a Revolução Russa.

Agora essa data só ficou fixa em 1975, quando a ONU intitulou esse dia para podermos celebrar as conquistas sociais e políticas das mulheres. Esse dia é celebrado no mundo todo.

Na China, as mulheres podem até ter metade do dia de folga.

Nos EUA, o mês de março é importante por causa da marcha das mulheres por direito ao voto e outras manifestações.

No Brasil, a gente não tem o dia de folga, muito menos a metade, mas essa data foi marcada por causa de algumas manifestações e reivindicações sobre igualdade, protestos contra a violência direcionada a mulher, aborto e salário.

Então, resumindo. Desde de 1800 que as mulheres procuram o seu espaço entre os homens e só o que pedimos é que nos respeite como ser humano. As vezes chego a pensar que algumas pessoas ainda acham que as mulheres não são pessoas e isso é triste. Em pleno século vinte e um, onde as mulheres são inspiração de músicas, mães, trabalhadoras, provedoras de suas casas, mães solo e com muito orgulho, esposas, cantoras, atrizes, escritoras, atletas e ainda assim, não recebemos o respeito que merecemos. E é só isso que queremos: Respeito.

E para fechar tudo que estou dizendo, vou deixar aqui o link do livro da Catia Damasceno, um exemplo de mulher batalhadora e mesmo tendo tudo para desistir, continuou firme e forte. Por ela e pelos filhos. Ainda não li seu livro, mas conheço a história dela e me encantei com a sua determinação e dedicação de todos os dias.



Obrigada.


Have fun and come back soon!😋

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page